7 dicas infalíveis de como conseguir um emprego rápido

Confira algumas dicas matadoras de como conseguir um emprego (e rápido!)

Dicas Publicado em 04/06/2019 5118.3K
7 dicas infalíveis de como conseguir um emprego rápido

O mercado de trabalho está acirrado com milhares de brasileiros desempregados ou mesmo em busca de algo melhor, isso não tem como negar! Não vamos falar aqui para atualizar seu currículo porque, a essa altura do campeonato, você já o fez, certo? Mas se ainda assim, está com dificuldades de acertar a vida, confira abaixo algumas dicas matadoras de como conseguir um emprego (e rápido!):

Evite candidatar-se aleatoriamente
Estar desempregado é uma situação desesperadora para muitos, mas seguir as dicas de quem também não entende do assunto e sair “atirando para todos os lados”, principalmente quando a vaga está claramente fora do seu perfil, pode não ser a melhor alternativa. Este inclusive é um erro bem comum, segundo os recrutadores.

Conheça seus verdadeiros talentos
Buscar autoconhecimento é essencial para qualquer pessoa. Quando um recrutador lhe pergunta quais são suas principais qualidades e os maiores defeitos, é de se esperar que a resposta esteja na ponta da língua. Além disso, conhecer seus verdadeiros talentos e qualidades profissionais facilita a sua busca pelo emprego certo, consequentemente de se dar bem nas entrevistas.

Priorize empresas que você se identifica
Já se pegou sonhando acordado no quão seria divertido ou mesmo satisfatório o dia a dia de uma empresa ao apenas olhar para uma oferta de emprego e se deparar com o estilo da empresa, seus valores e cultura para com a sociedade e seus colaboradores? Parece utopia, mas quando você se identifica com elas, a sinergia e motivação ficam claras nas possíveis entrevistas, somando positivamente com suas habilidades.

Mantenha-se atualizado!
Em muitas áreas, o nível de conhecimento e quantidade de competências crescem num ritmo avassalador, por isso é extremamente importante manter-se atualizado na sua área ou ficará “defasado”. Somado a isso, esteja também sempre atento às atualidades do mercado e do mundo, podendo ser um diferencial em dinâmicas de grupo, demonstrando sua capacidade de expressar ideias e opiniões perante seus concorrentes.

Uma dica valiosíssima para quem é da área de relacionamento entre pessoas (atendimento, vendas, comunicação, marketing e outros), principalmente se já trabalhava com isso desde antes da internet se popularizar: atente-se às mídias sociais! Apesar de não parecer relevante, estes são hoje o principal canal das empresas com seus clientes e você deve acompanhar essa evolução. Além disso, por lá é possível ficar por dentro de eventos atuais, conferências, novas tecnologias etc.

Trabalhe seu networking
Ignorar o potencial do seu networking pode ser um dos erros mais graves na hora de conseguir um emprego, pois apesar de um universo de sites e redes sociais disponíveis na atualidade, uma indicação ainda se mostra como a ferramenta mais eficaz. Por isso, mantenha contato com colegas de faculdade e de cursos, participe de feiras e eventos da área para conhecer novas pessoas e, acima de tudo, mantenha um contato ativo com elas.

Use a tecnologia
Cadastre (e mantenha atualizado) seu currículo no LinkedIn e em todos os possíveis sites de vagas para aumentar a visibilidade. Para aqueles que trabalham com criação de imagens e textos, nunca se esqueça de atualizar também seu portfólio no Behance ou em outros sites especializados, pois mesmo estando empregado, podem servir como pesquisa para que recrutadores conheçam seu trabalho e se interesse por você.

No caso do LinkedIn, existem espaços para quem seu networking te recomende por competências e até faça um depoimento sobre a experiência de trabalhar com você. Por isso, abuse dessa ferramenta, solicite um feedback dos melhores contatos e turbine seu currículo.

Seja dedicado, persistente e paciente!
Apesar das várias dicas, não existe uma receita perfeita para conseguir um emprego. O que existe é oportunidade de demonstrar compatibilidade entre empresa e candidato. E devido às recentes crises, muitas pessoas estão desempregadas ou mesmo procurando uma melhor oportunidade de emprego, pois aceitaram “qualquer coisa pra pagar as contas”. Tudo isso leva a uma maior concorrência, por isso é extremamente importante que você se dedique, persista e tenha paciência.

O mais importante é manter-se motivado, confiar no seu currículo e não surtar (rs). Pode demorar, mas com essas dicas, temos certeza que sua busca será muito mais fácil. Sucesso e boa sorte!


Recomendado