14 perguntas que costumam ocorrer numa entrevista de emprego

Listamos elas aqui com dicas de como responder de forma exemplar a todas

Dicas Publicado em 03/07/2019 3504
14 perguntas que costumam ocorrer numa entrevista de emprego

Algumas perguntas são muito comuns para qualquer entrevista de emprego e ainda assim, muitos candidatos se mostram despreparados para elas. Pensando nisso, listamos todas elas aqui com dicas de como responder de forma exemplar a todas elas.

Fale um pouco sobre você
Exemplo que costuma surgir logo no início da entrevista, por isso procure responde-la de forma clara e objetiva. Não esqueça que o foco aqui é sua carreira profissional, por isso dê ênfase a isso (a intenção do recrutador é conhecer suas capacidades e interesses).

Quais são os seus defeitos? E as qualidades?
Evite os clichês ao falar dos defeitos, respondendo de forma sincera e mostrando que está trabalhando para superá-los. Aqui, o recrutador visa explorar suas fraquezas e avaliar sua capacidade de autocrítica. Quando se fala das qualidades, o objetivo da pergunta é avaliar se o candidato possui o perfil da vaga.

Por que você está interessado em trabalhar aqui?
Não existe uma resposta certa aqui, o que não significa que ela é menos importante. Busque conhecer a empresa antes e entender se o seu currículo está de acordo com o cargo pretendido.

Qual é seu diferencial em relação aos outros candidatos?
Apesar de não conhecer seus concorrentes, é possível responder essa pergunta de forma eficiente, destacando particularidades do currículo que te tornam único e original em relação aos demais.

Por que foi demitido / pediu para sair / está buscando algo melhor?
Não existia espaço para crescer ou você errou (mas aprendeu). Como em qualquer pergunta, o recrutador visa avaliar o seu perfil, por isso evite reclamar de outras empresas, deixando as emoções de lado e seja sincero. O recrutador pode querer validar sua resposta com o antigo empregador.

Como você reage às críticas?
Sabemos que é provável que ninguém seja totalmente sincero em perguntas como essa. O foco aqui estará nas ações tomadas após receber uma crítica e se você é receptível às mudanças e novas instruções. Saber ouvir, aprender e melhorar é essencial em qualquer trabalho.

Como você trabalha sob pressão?
Que estratégias você adota quando é pressionado no dia a dia? Dê exemplos de situações críticas que viveu e como conseguiu resolvê-las.

Onde se vê daqui a cinco anos?
Pergunta clássica para identificar se o candidato visa crescer profissionalmente ao longo de um tempo. Além de evoluir para posições de liderança, você pode aqui indicar os tipos de projetos que gostaria de estar envolvido no futuro.

O que você fez neste tempo sem trabalho?
Muito comum para quem está desempregado a muito tempo ou teve um período assim tempos atrás. O objetivo é avaliar a proatividade ou mesmo descobrir se você aproveitou o tempo para aumentar seu conhecimento e desenvolver competências importantes para o seu currículo.

Qual foi a sua maior conquista profissional?
Caso tenha dificuldades, recorra aos antigos colegas de trabalho, avaliando seu perfil no LinkedIn. Além de te recomendar por alguma especialidade, é possível criar publicações de reconhecimento por atividades ou mesmo diferenciais na empresa.

Você tem muitas qualificações para a vaga?
A intenção aqui é avaliar um desinteresse em potencial pelo trabalho a longo prazo. Responda com sinceridade e explique que você é possui o perfil ideal para a vaga, podendo colaborar muito para a empresa.

Você leva trabalho para casa?
O importante é deixar claro que você saiba administrar bem o horário comercial para fazer o que precisa, mas também não vê problemas de lidar com exceções quando preciso (se esse for o seu perfil, é claro!) para poder cumprir metas e prazos!

Venda-me essa caneta!
Se você está concorrendo a uma vaga de vendas, pode surgir esta pergunta (popular com o filme “O Lobo de Wall Street”). Responda com outra pergunta, visando descobrir mais a respeito do recrutador para contar assim uma história interessante e vender a caneta.

Qual é a sua pretensão salarial?
A empresa procura avaliar se o candidato está disposto a negociar: horário de trabalho, férias, projetos etc. A oportunidade de novos treinamentos e os benefícios também são itens importantes e que podem ser negociados numa contratação.


Recomendado