13 dicas rápidas para passar pelo período de experiência

Separamos super dicas de como dar bem nos primeiros dias do seu novo emprego.

Dicas Publicado em 07/06/2019 1565
13 dicas rápidas para passar pelo período de experiência

Você chegou lá! Passou pelo período mais conturbado da sua vida recente. Saiu vivo do desemprego. Mas e agora que tudo parecia estar resolvido, surge o fantasma do período de experiência e o medo de não corresponder às expectativas e ser mandado embora cedo demais. Pensando nisso, separamos super dicas de como dar bem nos primeiros dias do seu novo emprego.

Existe uma máxima que se encaixa perfeitamente nessa fase da sua vida: “A primeira impressão é a que fica!”. São elas que geralmente nos rotulam no longo prazo, por isso é importante que elas sejam positivas (Efeito Halo). Mas não fique bitolado com isso! Na maior parte dos casos, os empregadores possuem expectativas moderadas sobre o seu desempenho durante as primeiras semanas (o que chamamos de curva de aprendizado).

Seja positivo
Mostre entusiasmo por fazer parte desse time e querer fazer a diferença. Nada funciona melhor! Também mostre espírito de equipe e lealdade, principalmente com seus colegas diretos, sempre dando créditos à equipe. Não reclame da vida, da profissão ou mesmo do antigo patrão. Seja profissional e evite trazer problemas de casa.

Vestir-se e comportar-se adequadamente
Uma pessoa desarrumada pode demonstrar ser desorganizada (nunca subestime a importância dessa dica)! Após algum tempo, seus colegas podem perceber que essas coisas não estão necessariamente ligadas, mas sempre é bom causas uma boa primeira impressão.

Seja prestativo, escute, pergunte e se comunique
Ninguém espera que você aprenda tudo sobre as atividades da empresa e saia resolvendo tudo nos primeiros dias, então não fique preocupado de fazer perguntas ou pedir ajuda quando precisar. É melhor assim do que finalizar um trabalho errado e desperdiçar seu tempo.

Faça anotações
Principalmente sobre regras da empresa e suas funções cotidianas. Considere também anotar tudo que lhe é solicitado, pois nada incomoda mais do que repetir várias vezes como algo funciona, demonstrando inclusive falta de atenção aos detalhes. Caso a orgnização não seja um das suas maiores qualidades, adquira uma agenda ou adote um sistema que lhe ajude a controlar tudo isso e lembrar-se de reuniões e datas de entrega das atividades.

Seja proativo!
É muito comum nos primeiros dias no emprego, você receber quantidades menores de trabalho para que possa dedicar mais atenção enquanto vai se habituando a tudo. Quando terminar, tome a iniciativa e peça por mais tarefas. Não importa o que faça, não fique sentado esperando que lhe peçam algo.

Nesse mesmo sentido, procure manter seu chefe sempre bem informado sobre a evolução das suas atividades, demonstrando interesse em dar o próximo passo. Além disso, solicite pequenos feedbacks sua performance.

Seja pontual e cumpra rigorosamente os horários
Não há nada pior para uma primeira impressão do que chegar atrasado com frequência ou mesmo sair mais cedo. Seja dedicado no começo! Depois, você poderá “negociar” horários para resolver outras pendências e até levar o trabalho para casa. Mas, no começo, esteja totalmente comprometido. O mesmo vale para faltas! Sabemos que ninguém está imune a doenças, mas nada de arrumar desculpas para fugir do trabalho num dia de “bad vibes”.

Evite fofocas e panelinhas
Assim como qualquer outro ambiente que envolva a relação entre pessoas, o ambiente de trabalho também é cheio de politicagem. Evite ao máximo que seu nome seja envolvido em fofocas (e não se mostre interessado), principalmente no período de experiência. É inevitável que você venha fazer parte de alguma panelinha, mas não precisa ser agora.

Evite resolver assuntos pessoais no ambiente de trabalho
Nada de checar e-mails, agendar compromissos ou realizar compras online. Sua meta é reduzir essas tarefas ao mínimo e concentrar no trabalho.

Não aja como se soubesse de tudo
Fale menos e preste atenção às orientações! Mesmo que você domine a tarefa em questão, o foco nesta fase é demonstrar que pode colaborar para a empresa crescer, aprender com a experiência dos demais e agregar com suas habilidades. Ninguém gosta de ser conhecido como o “sabe tudo” ou, pior, de ser o centro das atenções.

Demonstre gratidão
É muito mais que bondade. É sinal de educação! Então, seja grato a todos, sempre.

Tenha um mentor
Conforme for conhecendo a fundo os colaboradores mais experientes, “adote” um deles como seu mentor. Além de uma oportunidade para aprender muitas coisas, essa relação pode agregar para a sua imagem na empresa e até ajudar numa futura promoção.

Faça networking!
Aproveite qualquer oportunidade que surgir para conhecer pessoas importantes da sua área ou da empresa e troque contato com elas. Se possível, participe também de conferências, feiras e todas as outras oportunidades para aumentar sua rede de contatos, principalmente relacionado à sua profissão.

Esta dica serve inclusive para os períodos de estabilidade e de desemprego, afinal, este é um dos principais ativos para conseguir uma promoção ou um novo emprego (o famoso “QI – Quem Indica!”).

Não se cobre demais
Nossa última dica é talvez a mais importante. Não se cobre excessivamente ou mesmo fique “bitolado” em causar uma perfeita primeira impressão, por isso relaxe e mantenha a mente aberta para tirar o máximo proveito dessa nova fase.


Esperamos que com essas super dicas, você consiga enfrentar todas as adversidades que um novo emprego pode trazer, conhecendo a todos e realizando suas atividades com êxito, assim você criará uma boa reputação e a impressão será duradoura.


Recomendado