13 dicas para arrasar na entrevista e conseguir o emprego

Para quem está buscando uma oportunidade no mercado de trabalho, a tão esperada entrevista pode ser um grande passo

Dicas Publicado em 12/06/2019 3659
13 dicas para arrasar na entrevista e conseguir o emprego

Para quem está buscando uma oportunidade no mercado de trabalho, a tão esperada entrevista pode ser um grande passo. Mas como demonstrar segurança e falar bem da sua experiência em tão pouco tempo e convencer o recrutador? Confira abaixo as dicas que preparamos para você conseguir a vaga:

  1. Tudo começa com um bom currículo

Sua melhor isca é o seu currículo! Nele, você deve compartilhar vivências e não apenas experiências profissionais. Compartilhar sua trajetória é importante, pois deixa o conteúdo mais próximo e relevante para quem está em busca de um profissional qualificado. 

  1. Autoconfiança é tudo

Não basta apenas acreditar em si mesmo, mas demonstrar isso é muito importante, também!
Para se fortalecer e preparar a autoconfiança pré-entrevista, você pode levantar seus pontos fortes e determinar o foco nestes. Em estudos sobre recrutamento, a maior parte dos selecionados estavam entre os entrevistados mais confiantes de seu repertório.

  1. A primeira impressão é a que fica

Você já deve ter ouvido por aí que a primeira impressão é a que fica, não é mesmo? Clichê ou não, este é considerado um dos pontos fundamentais no contato com o seu recrutador em um processo seletivo. Se questionar sobre como você quer ser percebido é a chave do sucesso para esta fase. Determine mentalmente alguns pontos fortes sobre você para tê-los no momento do primeiro contato.

  1. Linguagem corporal

É inevitável sentir-se um pouco inseguro momentos antes da entrevista. O segredo é não se deixar levar e adotar algumas medidas corporais para disfarçar esse sentimento. Especialistas em linguagem corporal trazem muito bem o conceito de power posing, com dicas para a sua postura, como manter sempre os ombros erguidos e o sorriso no rosto.

  1. Similaridade a seu favor

Nos primeiros momentos da entrevista, já é possível detectar o estilo de abordagem e personalidade do entrevistador, como por exemplo, se ele é mais extrovertido, sério ou alternado em ambas as posturas. Não se trata de imitá-lo, mas sim de, similaridade. Ela causará com certeza maior proximidade entre vocês durante a conversa e contará pontos a seu favor.

  1. Cronologia de carreira

Para melhor se apresentar e exemplificar a sua experiência, uma boa estratégia é dividir a sua carreira por fases. Falar sobre o início, como começou na área em que atua e como aos poucos obteve crescimento, chegando até o presente momento, ajudará o entrevistador a visualizar o seu desempenho positivo ao longo dos anos de experiência e a entender a cronologia da sua carreira, avaliando o encaixe no cenário atual da empresa pretendida.

  1. Você conhece a empresa?

Mais do que se preparar e cuidar dos pontos interpessoais, é muito importante buscar informações sobre a empresa e a vaga pretendida, antes mesmo de se candidatar. Filosofia da empresa, atuação no mercado, dentre outros pontos-chave, podem influenciar – e muito – no processo de contratação. Tenha sempre em mente que a escolha é mútua e se valorizar e conhecer o grupo onde será inserido é essencial.

  1. Perguntas mais comuns

Se preparar previamente pode lhe ajudar a responder com mais firmeza as possíveis perguntas, trabalhando o ponto 2 deste artigo. Geralmente, recrutadores costumam questionar o motivo pelo qual se interessou pela vaga e pela empresa, bem como saber mais sobre conquistas e pontos fortes e fracos.

  1. Perguntas difíceis

Além de buscar conhecê-lo bem, o entrevistador poderá testá-lo em alguns momentos, questionando possíveis hábitos e especialidades que vão de encontro às atividades exercidas pela empresa, como por exemplo, a capacidade de se autogerenciar. Prepare-se bem para a entrevista, estudando a postura da empresa e sua filosofia de trabalho. Assim, você saberá conduzir o assunto, salientando pontos fortes sobre como lida com determinadas situações que podem ocorrer.

  1. Resolver o problema do recrutador

A contratação tem a finalidade de suprir determinadas funções dentro da empresa, por isso, estudar o negócio, seus pontos fortes e os pontos que podem melhorar, podem lhe ajudar muito no processo seletivo. Apresentar ideias que resolvam o problema do recrutador podem fazer você sair na frente.

  1. Histórias que comprovam

Ao longo da conversa, o recrutador com certeza passará por alguns pontos do seu currículo, afinal, foi através dele que vocês se conheceram e enxergaram uma oportunidade de trabalhar juntos, não é mesmo? Como as informações transcritas devem ser mais objetivas, no momento da conversa, você poderá compartilhar histórias que comprovem suas experiências e valorizam ainda mais a sua candidatura.

  1. Método STAR

Para garantir a compreensão das suas experiências profissionais, utilize o método STAR para contar a sua trajetória: Situação, Tarefa, Ações e Resultado. Seguir esse passo a passo para comentar sobre sua vivência profissional garante que não se esqueça de nenhum ponto, amarrando bem todos os momentos.

  1. Desenvolvimento profissional

Mais do que abordar pontos importantes sobre a sua experiência profissional, é primordial contar como suas vivências em cada empresa colaboraram para o seu desenvolvimento profissional. Isso irá humanizar o papo e trazer o recrutador para ainda mais perto de você.

E pronto! Seguindo essas 13 dicas, você com certeza estará melhor preparado para passar pelo processo seletivo de maneira positiva. Boa sorte!


Recomendado