
Apesar de não existir regras absolutas para ser promovido (mesmo porque cada empresa conta com suas próprias avaliações de desempenho), destacamos aqui 8 dicas infalíveis para impressionar seu chefe e ficar mais próximo de um reconhecimento na empresa que te leve ao aumento no salário, um novo cargo ou ambos. Confira!
- Dê novas ideias!
Apesar de parecer bobo, afinal é muito fácil ter uma ideia para várias das tarefas cotidianas, o “pulo do gato” aqui é elevar o nível das ideias, pensando como um fundador da empresa e apresentando soluções que venham impactar a mesma como um todo. Esse é o tipo de comportamento faz qualquer um ser notado pelo chefe.
- Seja prestativo
Embora pareça estranho, ajudar outros colegas de trabalho a cumprir metas e entregar projetos é visto de forma muito positiva por praticamente todos os lideres. Adicionando o fato de ser prestativo aos bons resultados no trabalho, você se destacará ainda mais!
- Mostre e prove seus resultados
Os líderes estão quase sempre ocupados demais para ficar colados em seus subordinados investigando se estão trabalhando corretamente, entregando o mínimo ou superando as expectativas. Por isso, entregue periodicamente relatórios de desempenho para apresentar de forma clara e objetiva os bons resultados e conquistas individuais. Um ponto para se destacar aqui é comunicar seu progresso/tempo de trabalho gasto por tarefa, provando que você pode ser capaz de assumir mais responsabilidades.
- Evite ser reativo
Essa dica envolve a boa impressão que o chefe tem de seu funcionário. Especialistas incentivam que as pessoas tenham uma pausa de quatro segundos antes de responder a alguma coisa, podendo usar esse momento para processar a informação e refletir sobre o que dizer (evitando dizer algo que não tinha a intenção).
- Faça mais com menos
Digamos que você se depare com a ausência de algum colega de função ou mesmo um corte inesperado nas despesas com freelancers. Isso seria desculpa para atrasar a entrega de algum serviço? Não deveria! Para ser um funcionário diferenciado, você deve ser capaz de enfrentar mudanças ou crises repentinas. Mapeie rapidamente sua rotina e identifique oportunidades para otimizar seu tempo, dando prioridade para urgências e tarefas que demandam aprovação de terceiros. Assim, enquanto aguarda as respostas, outras tarefas menos importantes podem ser cumpridas.
Reveja também o tempo que gasta com reuniões recorrentes e improdutivas. De acordo com especialistas, algumas pessoas gastam em média 31 horas em reuniões por mês. Veja que nem sempre a solução está em trabalhar por mais tempo. São as soluções encontradas que fazem um colaborador progredir e não as desculpas.
- Receba bem o feedback
Ninguém sabe tudo! Se você busca uma promoção, é importante saber lidar com os feedbacks negativos, recebendo eles com humildade e absorvendo o necessário para crescer profissionalmente. Apesar de um elogio ser bem mais fácil, uma crítica construtiva pode ser vista como um desafio a ser superado para muitas pessoas. Para tirar o máximo proveito delas:
- Ouça o que ela tem a dizer antes de interromper;
- Faça perguntas de esclarecimento, se necessário;
- Concentre no feedback de seus líderes, mas não descarte o comentário honesto de um colega, pois este pode lhe ajudar a identificar pontos fracos.
- Mantenha-se atualizado
Apesar de parecer um pouco óbvio, muitos ignoram! Se você quer impressionar seu chefe e ser promovido para um cargo de maior destaque, é preciso investir e conhecimento para dar conta das demandas e dos desafios. Um MBA ou pós-graduação seria o passo natural, mas a atual geração conta com a vantagem que a tecnologia e o fácil acesso a informação trás, simplificando a tarefa com diversos cursos online (muitos gratuitos) para que você estude no tempo livre.
- Tenha bom senso e vá com calma.
Pedir uma promoção ou um aumento é uma questão delicada, principalmente se a empresa estiver passando por uma crise. Mesmo com os motivos válidos, como resultados entregues e desempenho muito acima das expectativas é preciso ter bom senso e aguardar o momento mais favorável. Além disso, o tempo médio para um profissional se estabilizar e alcançar novos cargos é de dois anos (isso não significa que a promoção não possa acontecer antes ou depois).